top of page
1.jpg

budo kia

Criação de recifes artificiais com o objetivo de criar áreas de recrutamento de peixes em zonas arenosas com baixa produtividade.

Em parceria com:

O projeto “Budo Kia” ( “Pedra que cria peixe”), financiado pela BP e pela ANP-STP (Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe) teve como objetivo a criação de recifes artificiais na zona Norte da ilha de São Tomé, com o objetivo de criar áreas de recrutamento para os peixes em áreas pouco produtivas de fundo de areia. Depois de uma fase inicial de mapeamento do fundo marinho pela equipa de mar do Programa Tatô, para identificação das áreas mais adequadas para a implementação destes recifes, procedeu-se à monitorização dessas mesmas zonas de modo a recolher informação sobre o antes e o depois, identificando o seu estado e a ocorrência de espécies. Desta forma, duas vezes por mês, a nossa equipa de seguimento ecológico, deslocava-se a estas áreas para pescar, utilizando palangres horizontais e verticais. Adicionalmente, sessões de sensibilização foram realizadas nas comunidades da zona norte. Os recifes foram instalados no início do ano de 2022.

 

O Programa Tatô foi parceiro deste projeto implementado pela ONG MARAPA, garantindo assim que as melhores práticas ambientais e que garantam a conservação do ecossistema marinho fossem tomadas em consideração.

principais resultados

x

blocos instalados

1

mapeamento de fundo

xxx

seguimentos ecológicos

bottom of page